segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Cigarra-verdadeira - Sporophila falcirostris - Temminck's Seedeater

Mais um novo registro feito no ultimo final de semana na região do Piraí em Joinville - SC. Esse pássaro tem habito migratório, busca seu alimento normalmente nas sementes dos Taquaris a beira da mata atlântica, infelizmente consta na lista de Ameaçada de Extinção.

Sabiá-cica - Triclaria malachitacea - Blue-bellied Parrot

Com grande satisfação que no final de semana foi possível registrar um novo membro para nossos registros e foi uma grata surpresa. Essa espécie que está na lista de QUASE AMEAÇADA é da família Psittacídae, mas seu nome é um tanto curioso, pois seu canto é muito semelhante ao de uma Sábia, alguns estudos dizem que pode ser algum tipo de defesa do pássaro, alimenta-se basicamente de frutos e sementes. Foto tirada na região do Piraí em Joinville - SC.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Chimango - Milvago chimango - Chimango Caracara

Ave da família dos FALCONIDAE, seu habito alimentar passa por achar carniças, atacar ninhos e também outros animais que principalmente estejam com alguma deficiência, podemos encontrar essa espécie nas regiões rurais e praianas. 
BELA FOTO!

Saí-azul - Dacnis cayana - Blue Dacnis


BELA IMAGEM!

Como podemos observar nessa foto, esse pássaro tem muita habilidade quando se trata de buscar seus alimentos, que pode ser isentos, frutas e também o néctar, vive na beira das matas, mas ocupa as copas aleatoriamente. Registro feito em Florianópolis - SC.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Caracará - Caracara plancus - Southern Caracara

Foto tirada bem no momento que o pássaro leva algum tipo de palha para construção do ninho. Tem habito alimentar muito diversificado, têm duas características muito interessantes, caça nos mangues, indo até dentro da água e no chão em busca do que estiver por perto, outra coisa, caça as gaivotas até elas soltarem à presa, para que possa pegar no chão. Registro feito na região do Piraí, bairro Vila Nova.

Vira-bosta - Molothrus bonariensis - Shiny Cowbird

Essa Bela Imagem foi registrada na região das Nascentes do Rio Cachoeira e mostra a continuação dessa espécie, dois belos filhotes já fazendo pose para a foto.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Cigarra-bambu - Haplospiza unicolor - Uniform Finch

NOVIDADE NA TELA!

É com satisfação que mostramos mais um novo registro para nossos arquivos, apesar da imagem não ter ficado dentro do ideal, não passou em branco em nossa lente. Como seu nome já diz, sua base alimentar e habitat são o bambu, principalmente quando tem frutos. Essa foto foi tirada na região do Piraí.

Picapauzinho-verde-carijó - Veniliornis spilogaster - Veniliornis spilogaster

Maior entre os Pequenos! Essa espécie é a maior com relação aos outros pica paus menores, sua habilidade é caçar, catar, achar seus alimentos batendo seu bico nos troncos, galhos, mas também aprecia algumas frutas. Foto tirada na região do Piraí, bairro Vila Nova.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Bigodinho - Sporophila lineola - Lined Seedeater

BELA IMAGEM!
Novo registro feito na Estrada Motucas região do Piraí mostra essa espécie fotografa pela lente do Edson Dressel e devidamente adicionada em nossos registros. Vive normalmente em bandos com os papa-capins em busca de sementes para o seu alimento.

Pica-pau-de-cabeça-amarela - Celeus flavescens - Blond-crested Woodpecker

Com um topete invejável esse pássaro foi flagrado pela nossa lente na região do Piraí no bairro Vila Nova, e ainda por cima deu aquela espiada.

Capitão-de-saíra - Attila rufus - Gray-hooded Attila

Esse pássaro podemos mais ouvir do que ver, pois vive no interior das nossas matas, foto tirada na região das Nascentes do Rio Cachoeira, no bairro Costa e Silva.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Suiriri - Tyrannus melancholicus - Tropical Kingbird


Nessa imagem podemos observar o ritual característico dessa espécie no domínio do seu espaço e também são agressivos entre si nesse momento. Pássaro encontrado em praticamente todo o Brasil. Caça seu alimento em pleno ar, foto tirada no Balneário de Barra do Sul -SC.


Bentevizinho-de-penacho-vermelho - Myiozetetes similis - Social Flycatcher

Essa ave se destaca por ser muito barulhenta. Vive perto de beira de rio, lagoa e também prefere local bem arborizado, ainda lembrado como a versão pequena do Bem Te Vi, registro feito na região do Piraí.

Arapaçu-grande - Dendrocolaptes platyrostris - Planalto Woodcreeper

Essa espécie tem muita habilidade para capturar seus alimentos, ficam grudadas nos troncos, fendas das árvores e usa seu bico para cavar até achar formigas, aranhas, moscas e outros. Imagem feita na Região do Piraí.

Peitica - Empidonomus varius - Variegated Flycatcher

Fez até pose para a nossa lente, foto tirada na região das Nascentes do Rio Cachoeira, espécie tem uma grande habilidade em caçar os isentos em pleno vôo.

Saíra-sete-cores - Tangara seledon - Green-headed Tanager

Em fim chegou à época de ver os frutos da natureza, como esse jovem pássaro, já com sua independência familiar. Essa espécie ainda é muito encontrada nas nossas matas. Foto tirada na região do Piraí.

Cabeçudo - Leptopogon amaurocephalus - Sepia-capped Flycatcher

Nesse registro feito na região do Piraí, no Bairro Vila Nova, podemos ver essa espécie que gosta de habitar a parte interna das matas, aonde busca seus alimentos.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012